domingo, 6 de maio de 2007

Distribuição de Conteúdos por Meio de tecnologias

Lendo o texto de Suzana Gutierrez, entendi, a princípio que, existe uma tecnologia conhecida como RSS (tecnologia de agregação e distribuiçaõ de conteúdos), adotada em weblogs, pela facilidade de inserção e sem nenhum custo. Que esta tecnologia possibilita leituras até mesmo em celulares, e-mails, audio e vídeo.
Fico confusa na leitura, por não ter conhecimento de muitos termos como: XML, TRAMSE, ATOM, PDAS, SHARPREADER, LCMS., espero ter facilidade para entender tudo isso!
Acho interessante essa maneira de ter acesso a muitos temas com facilidade.
Descrevo algumas coisas interessantes do texto, por não estar conseguindo me expressar sobre o assunto:
Assim, por meio do RSS/Atom podem ser lidos conteúdos de sítios, de weblogs,de listas de discussão públicas etc.. Podem ser indexados e acessados recursos educacionais de forma distribuída, formando uma rede de conteúdo, com maior abrangência e menor custo do que as formas que hoje vêm sendo utilizadas.
Qualquer adição ou alteração no conteúdo distribuído do sítio será agregada emostrada nos leitores de RSS/Atom. Sítios dinâmicos com conteúdos muito variáveis como os de últimas notícias, previsão do tempo, indicadores econômicos, programações culturais e esportivas e agendas diversas serão, facilmente, acompanhados por meio do RSS/Atom. Da mesma forma em que podemos ler o horóscopo ou a charge do dia, podemos acessar as imagens de câmeras de segurança. Por outro lado, o RSS/Atom auxilia, também, o acompanhamento de sítios com poucas, mas importantes, modificações, pois o leitor de notícias sinalizará qualquer alteração.
Dúvidas: como fazer tudo isso? Tenho que me cadastrar em um weblog? Qual a diferença entre weblog e bloglines?

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Um blog é uma forma de sítio (site) onde um aplicativo codifica a página (coisa que teríamos de fazer para páginas comuns). O bloglines é um aplicativo que lê conteúdo disponibilizado na web por blogs e outros sítios. Estes emitem uma página em código que o bloglines captura e mostra para o usuário.
abraço!